quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mudar em 2010 (1ª parte)

A entrada num novo ano aproxima-se.
Esta época normalmente é vista como uma fase de mudança, em que se formulam desejos pois as pessoas acham que a probabilidade de se concretizarem neste momento de transição é maior.
Lembrei-me, por isso, de vos falar sobre as pessoas com deficiência.

Existem vários tipos de deficiência, umas mais outras menos graves. Fique com alguns exemplos. Há pessoas com:
· deficiência auditiva, como a surdez;
· deficiência mental, como a paralisia cerebral ou a síndrome de Down;
· deficiência motora, como os amputados, os paraplégicos ou os tetraplégicos;
· deficiência visual, como o estigmatismo, a cegueira ou a miopia;
· deformidades de rosto, como a paralisia facial;
· distúrbios da fala, como a gaguez ou a mudez;
· nanismo.

Existem cada vez mais pessoas com deficiência em Portugal. A evolução médica que diminuí a mortalidade à nascença e no pós acidentes será o principal responsável deste aumento.
E felizmente são cada vez mais vistas, pois antigamente eram escondidas em casa ou as próprias se auto-excluíam de uma participação activa na comunidade.
Trabalham, praticam desporto, vão às compras, fazem noitadas com os amigos, etc.
Isto é possível porque os espaços públicos estão cada vez mais acessíveis a todos e as mentalidades de empregadores e das pessoas em geral estão a mudar para melhor.

O pior que pode fazer é olhar para o portador de uma deficiência como um “coitadinho” ou fazer observações do género “a desgraça que caiu sobre aquela família”.
Ponha-se na pele de uma criança que começa a usar óculos. Todos os outros gozam com ele. Bem, pelo menos há uns anos atrás era assim, agora com a saga do Harry Potter se calhar as coisas já mudaram.
Ou de um jovem em cadeira de rodas que anda às compras e toda a gente na loja fica a olhar para ele como quem diz “estas pessoas também fazem isto?”.
Porque no final de contas somos todos iguais apesar das nossas diferenças. Uns mais gordos, outros mais magros, uns mais altos outros mais baixos. Uns andam com os pés e outros sobre rodas, uns são mais inteligentes, outros menos perspicazes. Mas todos seres humanos.
Vale a pena ver o vídeo publicado pelo subdepartamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano em www.youtube.com/watch?v=jm3GeEb-MGE.

Por isso já sabe, quando comer uma das passas nas doze baladas peça para mudar mentalidades. Eu vou pedir!
Vamos aprender a não olhar as pessoas que têm algum tipo de deficiência como diferentes, mas sim como mais um indivíduo, com as suas características próprias, que faz parte da nossa sociedade. E a olhar para o que cada um tem de melhor e o que pode partilhar com o outro.

Desejo-lhe um bom começo do ano 2010!

Sem comentários:

Enviar um comentário