segunda-feira, 7 de junho de 2010

Artrite Reumatóide (1ª parte)

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória auto-imune que afecta principalmente as articulações.
Por outras palavras, é uma inflamação das articulações por causa de um mau funcionamento dos anti-corpos do nosso organismo. A acção normal destes é proteger o nosso corpo de organismos estranhos, como vírus e bactérias, mas neste caso os anti-corpos atacam o próprio corpo.
Para além das articulações, a artrite reumatóide pode ainda afectar vários órgãos do organismo, como o coração e os pulmões.

Não se sabe o que causa o aparecimento da artrite reumatóide. Até ao momento a sua origem é desconhecida. Pensa-se que uma pessoa passe a sofrer de artrite reumatóide devido à conjugação de vários factores em simultâneo, tais como factores hereditários (predisposição genética) e ambientais (clima, tabagismo, infecções, etc), que irão também influenciar a forma como se vai manifestar a patologia e como esta evoluirá ao longo do tempo.

Sabia que a artrite reumatóide afecta:
- cerca de seis milhões de pessoas em todo o mundo;
- homens e mulheres, na proporção de três mulheres por cada homem;
- pessoas de todas as idades, inclusive crianças e jovens, sendo mais incidente nos adultos jovens (a partir dos 30 anos) e em mulheres na pós-menopausa (entre os 50 e os 70 anos).

Como já foi referido, a artrite reumatóide afecta principalmente as articulações (a articulação é a zona onde dois ossos se articulam, permitindo que estes se unam entre si e que haja movimento), começando na maioria dos casos por se manifestar nas mãos. Pode atingir várias articulações (joelhos, pés, ombros, coluna, cotovelos, etc.), com mais ou menos consequências e normalmente simetricamente, ou seja, igual do lado direito e do lado esquerdo do corpo.
Esta é uma doença bastante debilitante, como se perceberá pelos sinais e sintomas que a ela estão associados.
Nas articulações afectadas os doentes, de acordo com o caso e com a gravidade da artrite, sentem/notam:
- dor;
- calor/ aumento da temperatura na zona;
- rubor/ vermelhidão;
- edema/ inchaço;
- rigidez articular pela manhã/ dificuldade em dobrar e esticar as articulações;
- limitação de movimentos;
- deformação progressiva ao longo dos anos;
- e nódulos subcutâneos.

É muito importante que seja feito o diagnóstico correcto e o mais cedo possível, por isso se suspeitar que algo de errado se passa com as suas articulações consulte um médico reumatologista.
Não há forma de prevenir nem de curar a artrite reumatóide, contudo pode evitar o agravamento da situação clínica. Mas disso falarei na próxima semana.

1 comentário:

  1. qual o tipo de tratamento usado em casos gerais

    o uso da prednisona por muito tempo pode gerar damos ao organismo

    ResponderEliminar